Por Clarice Lispector

Gosto dos venenos mais lentos!
Das bebidas mais fortes!
Das drogas mais poderosas!
Das idéias mais insanas
Dos pensamentos mais complexos
Dos sentimentos mais fortes.
Dos cafés mais amargos!
Tenho um apetite voraz.
E os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar
de um penhasco que eu vou dizer:
E daí?
Eu adoro voar!"

domingo, 10 de abril de 2011

Resenha de Persuasão

Persuasão é a última obra escrita pela autora inglesa Jane Austen, datado de 1818, publicado após a morte de Jane.
As histórias de Jane Austen seguem uma mesma estrutura, no qual se destacam o caráter romântico da descrição das personagens; a descrição de paisagens, principalmente, do interior da Inglaterra; e a austera, porém delicada crítica aos costumes, e principalmente, os preconceitos da sociedade inglesa do início do século XIX.
A princípio não compreendi bem porquê o título era Persuasão. Todavia ao desenrolar da história, o que demora um pouco, já que Jane além de prolixa é minimalista em suas descrições, percebe-se que o cerne da obra reside sobre o poder de persuasão que certas pessoas exercem na vida alheia.
É a história de Anne Elliot, a filha rejeitada de um falido barão, que, quando jovem, foi desposada por um rapaz, Frederick Wentworth, recém ingressado na Marinha britânica. Devido a condição de sua familia que beirava a falência, seu pai, sua irmã mais velha e Lady Russell, fiel amiga da familia, persuadem-na a rejeitar o pedido de casamento de Wentworth. Este não recebeu uma devida justificativa a cerca do término do noivado, partindo e se entregando ao trabalho, a fim de esquecer a amada.
Passados oito anos, Anne envelhecendo e rejeitando outros pretendentes, há o reencontro dela e de Wentworth, que a priori se apresenta frio e distante, o que promove efusões de confusões na mente de Anne, sem esta estravazá-las, entregando-se ás convenções sociais e em se mostrar agradável e útil.
Após idas e vindas Anne e Wentworth se encontram frente a frente, e este menciona que tentou ao máximo esquece-la, mas que foi impossível.E os dois se entregam ao amor.
Jane critica ferozmente com a historia de Anne e Wentworth, o poder de influencia da familia sobre um jovem, no seculo XIX,impedindo-o de ser feliz. Há também a crítica, principalmente sob a figura do pai de Anne e de sua irmã mais velha Elizabeth, ao desprezo dos nobres, mesmo que falidos, às pessoas mais simples, valorizando sempre as mais ricas e de maior influencia social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário